sábado, 2 de novembro de 2013

Bacalhau na Nata

Meu amigo e parceiro de culinária, Sebastião Dantas, nos presenteia com mais essa maravilha. Como ele mesmo disse, um prato simples, rápido e muito, muito gostoso! Valeu Sebá!

Ingredientes:
1,5 kg de Bacalhau em Lascas
1,0 kg de nata (eu compro a minha no Mercado São Sebastião – é pura e muito mais gostosa)
01 copo de requeijão (pelo amor de Deus, que seja dos bons, nada de requeijão com amido.
01 lata de creme de leite.
200g de queijo coalho ralado.
Pimenta do reina moída a gosto.

Vamos fazer:

Tire o sal do bacalhau. (minha técnica é bem legal: ponha o bacalhau numa vasilha tipo peneira ou escorredeira, cubra com muito gelo, deixe o gelo desmanchar e escorrer sobre o bacalhau até acabar. Pronto o sal foi embora, mas tem que botar muito gelo, o sabor do bacalhau se mantém original. Se preferir use o método tradicional, ponha de molho e vá trocando a água até ficar no ponto. Em ambos os casos não deixe de provar se não ficou muito sal no bacalhau, isso poderá comprometer a qualidade final do prato.
Frite o bacalhau no azeite, (Atenção: azeite é azeite, não use misturas), polvilhe levemente com pimenta do reino, reserve.

Junte a nata, o creme de leite e o requeijão e bata por, pelo menos 5 min. no liquidificador, até ficar bem homogêneo, formando um creme de nata.

Unte uma assadeira de vidro com azeite (lembra, né, azeite), ponha uma camada do bacalhau frito e cubra com o creme de nata, polvilhe o queijo coalho ralado. Ponha mais uma camada de bacalhau e cubra com o restante do creme de nata e polvilhe o restante do queijo coalho. Leve ao forno pré aquecido, em fogo alto, por pelo menos 15 min. ou até dourar o queijo. Pronto, você já tem o melhor bacalhau de nato do mundo. É o seu Bacalhau.

Dá para até 06 pessoas. Sirva com arroz branco refogado no alho frito. Para acompanhar vale um bom frisante ou se preferir um vinho tinto mais suave, é isso mesmo vinho tinto. Afinal o vinho é seu e você bebe com o que você quiser.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Cozinhar é mais que uma arte, é um ato de amor. Só vá para cozinha se você estiver super afim e com muito tesão para brincar na arte da culinária. Não esqueça de provocar os comensais para elogiarem seu prato, isso vai lhe deixar muito mais feliz. Rsrsrsrs


Nenhum comentário:

Postar um comentário